domingo, 25 de outubro de 2009

NUTRIÇÃO: A BASE DO DESEMPENHO HUMANO


INTRODUÇÃO:

Os nutrientes apresentados com carboidratos, gorduras e proteínas fornecem a energia necessária para manter as funções fisiológicas em repouso e atividade física. Além do papel de combustível biológico esses nutrientes denominados de macronutrientes, matem um papel de manutenção estrutural e funcional do organismo.


ÁTOMOS: BLOCOS FORMADORES DA NATUREZA

A massa do organismo humano e formado aproximadamente DE 3% nitrogênio,10% hidrogênio, 18% de carbono e 65% de oxigênio.
Esses átomos desempenham o principal papel na composição química dos nutrientes e representam as unidades estruturais para as substancias corporais biologicamente ativas.
As moléculas são formadas de pela união de 2 ou mais átomos. Os atomos específicos, assim como seus arranjos conferem a molécula suas propriedades especificas.
A ligação quimica consiste em uma partilha em comum de eletrons e atomos ex: agua.
A força de atração dos elementos positivos e negativos dos atomos formam a base para o "cimento quimico" que impede a separação facil dos atomos e moleculas dentro de uma substancia.
Uma substancia e o agregado de 2 ou mais moleculas que se unem quimicamente, podendo ser liquido, gasoso ou sólido.
Quando ocorre uma remoção em virtude de transferencia ou permuta de certos eletrons, ocorre a liberação de energia, parte qual é usada para acionar as funções celulares.

Carbono: O elemento Versátil

Exceto agua e os minerais todos os elementos contem carbono, Quase todas as substancias dentro do corpo são formadas por composto que contem carbono(orgânicos).

CARBOIDRATOS:


Natureza dos Carboidratos:

Os carboidratos (glicídios), são formados por atomos de carbono, hidrogenio e oxigenio combina-se para formar uma molecula simples de açucar geral (CH2O)n onde o n pode variar de 3 a 7 átomos de carbono, com átomos de hidrogênio e oxigênio (uma unica valência).
A glicose é o acuçar mais tipico sua estrura e formada por C6H12O6. Cada um dos atomos de carbono possuem 4 locais de ligações que podem unir-se a outros atomos . As ligações que não são ocupadas por outros atomos de carbono ficam "livre" para se fixar com hidrogenio(uma ligação) e oxigenio (duas ligações), ou uma ligação oxigenio-hodrogenio (OH), denominada de hidroxila.
Frutose e Galactose são outro tipo de açucares simples que a mesma formula com mudanças ligeiras na ligação carbono-hidrogenio-oxigênio.

TIPOS E FONTES DE CARBOIDRATOS:

MONOSSACARÍDIOS: É a unidade básica dos carboidrato, são classificados pelos números de átomos de carbono em seu anel e a terminação "ose" indicando açúcar.

Trioses: 3 carbonos
Tretoses: 4 carbonos
Pentoses: 5 carbonos
hexoses: 6 carbonos
heptoses: 7 carbonos

A glicose (dextrose) ou açúcar do sangue pode ser extraída da digestão dos carboidratos complexos ou pelo processo de gliconeogenese, pela qual é sintetizada pelo fígado a partir do esqueleto de carbono e de outros compostos (aminoácidos, glicerol, piruvato, lactato). Após a digestão do intestino delgado a glicose pode ser usada diretamente pela celula ou ser armazenada na forma de glicogenio muscular, glicogenio hepático ou gordura para armazenamento de energia.
A frutose (açúcar das frutas) é o mais doce dos açucares, está em grande quantidade nas frutas e no mel, apesar de ser absorvida diretamente para dentro do sangue a partir do trato intestinal é toda ela transformada em glicose pelo fígado.
A galactose não é encontrada livremente na natureza, pelo contrario, é combinada no açúcar do leite nas glândula mamaria dos animais que estão amamentando. No corpo, é transformada em glicose para o metabolismo energético.

OLIGOSSACARÍDIOS

São formados por uns poucos de monossacaridios. os principais são os dissacaridios (açúcar duplo). Também é considerado açúcar simples.

Sacarose: Formada de glicose + frutose : beterraba, cana-de-açúcar, açúcar mascavo
Lactose: Formada por glicose + galactose: leite
Maltose: Formada por glicose + glicose: cereais

POLLISSACARÍDIOS

Esse termo ocorre com a união de 3 ou milhares de de moléculas de açúcar

Pollissacarídios vegetais:

Amido: É a forma de armazenamento de carboidrato nas plantas ex: milho, sementes, feijão. Onde funcionam de depositos de energia para futuras plantas

Fibras: São as partes estruturais da folhas, caules, raizes. São resistentes as enzimas humanas são porção e fermentada por bactérias intestinais.

POLLISSACARÍDIOS ANIMAIS

Glicogênio: é o carboidrato de peculiar ao músculo e fígado dos animais. Trata-se de um grande polímero polissacarídico sintezado a partir da glicose pelo processo de glicogênese. É a principal fonte glicídica para os músculos ativos.

INGESTÃO DIETÉTICA RECOMENDADA DE CARBOIDRATOS

60% A 70% Kcal/dia (400 a 600g)

PAPEL DOS CARBOIDRATOS NO ORGANISMO

  • Fonte de energia: Principal função combustível energético durante o esforço
  • Preservar as proteínas: A ingestão adequada ajuda a preservar as proteínas teciduais.
  • Combustível para o sistema nervoso central (SNC): O carboidrato é principal fonte energética para o SNC, quando os niveis de carboidrato estão baixos ocorre uma adptação reguladora e utiliza-se acetoacetato para atender sua demanda, a fadiga central está correlacionada a falta de suprimento de carboidrato no SNC.

EQUILIBRIO DOS CARBOIDRATOS NO EXERCÍCIOS

EXERCÍCIO INTENSO: Fatores neuro-humorais elevam a produção de adrenalina, noradrenalina e glucagon e reduzem liberação de insulina.
Essas ações obtem efeitos estimulantes na enzima glicogenio fosforilase que facilita a glicogenolise no figado e no musculo ativo.
É o principal fornecedor energetico nos primeiros minutos, também é o único a fornecer energia com o suprimento de oxigênio ou na ausência dele.

EXERCÍCIO MODERADO E PROLONGADO:

Quase toda a energia na transição do repouso para o exercício submáximo é fornecida pelo glicogenio músculos ativos, após 20 minutos o glicogenio hepático fornece de 40% a 50% da demanda energética.
Se o exercício for de ligeiro a moderado o principal substrato é a gordura. A media que o exercício se prolonga cai as reservas de glicogenio, a glicose sanguinia passa a constituir a principal fonte energética provenientes de carboidratos.

EFEITOS DA DIETA SOBRE AS RESERVAS MUSCULARES DE GLICOGENIO E A ENDURECE

Uma dieta deficiente em carboidrato depleta rapidamente o glicogenio muscular e hepático e pode afetar profundamente a capacidade de realizar exercícios anaeróbios de alta intensidade quanto aeróbicos de alta duração. Os indivíduos que participam de um treinamento intenso devem consumir cerca de 60% de suas calorias diárias (400 a 600 gramas) na forma de carboidratos complexo não - processado.

GORDURAS:

NATUREZA DAS GORDURAS:

Difere do carboidrato pela ligação de atómos específicos, que é profundamente diferente. A relação de hidrogênio para oxigênio é consideravelmente maior ex: Estearina (C57H110O6).

TIPOS E FONTES DE GORDURA:

São longas cadeias hidrocarbonetos, são insolúveis na agua, solúveis em éter, clorofórmio e benzeno. Os 3 grupos principais são: gorduras simples, gorduras compostas e gorduras derivadas.

GORDURAS SIMPLES:

Também denominada de gordura neutra ela consistem principalmente em trigliceridios comumente nas células adiposas, 95% da gordura corporal é trigliceridios.
São 2 aglomerados diferentes de átomo 1 é glicerol (molécula de 3 carbono não é gordura dissolve em agua). Presos na molecula de glicerol exixtem 3 moleculas de atomos na forma de cadeia de carbono com numeros par de acido graxo.
A 2 tipos de moléculas as saturas e as instauradas.
A razão do nome ácido graxo é por causa molécula de ácido orgânico (COOH).

ÁCIDOS GRAXOS SATURADOS:

Não contém ligações duplas entre átomos de carbono; as demais ligações se processam com hidrogênio.
Admite-se o termo saturado por possuir moléculas de hidrogênio.

exemplos: gema do ovo, gordura láctea do creme, do leite, da manteiga e do queijo, manteigas vegetais, margarina hidrogenada, oleos de coco sao de origem vegetais

ÁCIDOS GRAXOS INSATURADOS:

Contem uma ou mais ligações duplas ao longo da pricipal cadeia de carbono. Admite-se o termo insaturado em relaçao ao hidrogênio. Cada ligação dupla na cadeia de carbo reduz o numero de locais potenciais para fixação de hidrogenio.
Existido somente uma ligação dupla ao longo da principal cadeia de carbono





Nenhum comentário:

Postar um comentário